"Os principais problemas enfrentados hoje pelo mundo só poderão ser resolvidos se melhorarmos nossa compreensão do comportamento humano" (Skinner, 1974, p.8)
"Ciência é a disposição para aceitar fatos, mesmo quando eles se opõe aos desejos." (Skinner, 1953, p.12)
"Você não pode impor felicidade. Você não pode em última instância, impor coisa alguma. Nós não usamos a força! Tudo que precisamos é engenharia comportamental adequada." (Skinner, 1948, p.149)
"Triunfar sobre a natureza e sobre si mesmo, sim. Mas sobre os outros, nunca." (Skinner, 1968, p.103)
"Ensinar é simplesmente o arranjo de contingências de reforçamento." (Skinner, 1968, p.5)
"O auto-conhecimento tem um valor especial para o próprio indivíduo. Uma pessoa que se ‘tornou consciente de si mesma’, por meio de perguntas que lhe foram feitas, está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento." (Skinner, 1974, p.31)
"Os homens agem sobre o mundo e o modificam e, por sua vez, são modificados pelas consequências de sua ação." (Skinner, 1957, p.1)
"Seja inato ou adquirido, o comportamento é selecionado por suas consequências." (Skinner, 1983, p.155)
"Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente." (Skinner, 1969, p.viii)
"A singularidade do indivíduo é incontestável na visão científica." (Skinner, 1959, p.17)
"Como as pessoas se sentem é, geralmente, tão importante quanto o que elas fazem." (Skinner, 1989, p.3)
"Ciência é, antes de tudo, um conjunto de atitudes. É uma disposição para lidar com fatos e não com o que foi dito por alguém a respeito deles." (Skinner, 1953, p.12)
"Um ambiente físico e cultural diferente fará um homem diferente e melhor." (Skinner, 1989, p.84).
"Os homens são felizes em um meio ambiente no qual o comportamento ativo, produtivo, e criativo é reforçado de forma efetiva." (Skinner, 1969, p.64)
"Como as pessoas se sentem é, geralmente, tão importante quanto o que elas fazem." (Skinner, 1989, p.3)
"A singularidade do indivíduo é incontestável na visão científica." (Skinner, 1959, p.17)
"O importante sobre uma cultura assim definida é que ela evolui. Uma prática surge como uma mutação; afeta as probabilidades de o grupo vir a solucionar seus problemas; e, se o grupo sobreviver, a prática sobreviverá com ele." (Skinner, 1974, p.203)
"Uma formulação behaviorista não ignora os sentimentos; simplesmente muda ênfase do sentimento para aquilo que é sentido." (Skinner, 1959, p.284)
"Os homens são felizes em um meio ambiente no qual o comportamento ativo, produtivo, e criativo é reforçado de forma efetiva." (Skinner, 1969, p.64)
"Apesar do quanto possamos ganhar ao admitir que o comportamento humano é objeto próprio de uma ciência, nenhuma pessoa que seja produto da civilização ocidental pode assim pensar sem uma certa luta." (Skinner, 1994, p.20)
"Quando encontrar seus métodos mais efetivos, a educação será quase totalmente dedicada à tarefa de estabelecer e manter uma melhor forma de vida." (Skinner, 1978, p.148)
"Os homens são felizes em um meio ambiente no qual o comportamento ativo, produtivo, e criativo é reforçado de forma efetiva." (Skinner, 1969, p.64)
"Os homens são felizes em um meio ambiente no qual o comportamento ativo, produtivo, e criativo é reforçado de forma efetiva." (Skinner, 1969, p.64)
"Como as pessoas se sentem é, geralmente, tão importante quanto o que elas fazem." (Skinner, 1989, p.3)
"A singularidade do indivíduo é incontestável na visão científica." (Skinner, 1959, p.17)
"O importante sobre uma cultura assim definida é que ela evolui. Uma prática surge como uma mutação; afeta as probabilidades de o grupo vir a solucionar seus problemas; e, se o grupo sobreviver, a prática sobreviverá com ele." (Skinner, 1974, p.203)
"Uma formulação behaviorista não ignora os sentimentos; simplesmente muda ênfase do sentimento para aquilo que é sentido." (Skinner, 1959, p.284)
"Os homens são felizes em um meio ambiente no qual o comportamento ativo, produtivo, e criativo é reforçado de forma efetiva." (Skinner, 1969, p.64)
"Apesar do quanto possamos ganhar ao admitir que o comportamento humano é objeto próprio de uma ciência, nenhuma pessoa que seja produto da civilização ocidental pode assim pensar sem uma certa luta." (Skinner, 1994, p.20)
"Quando encontrar seus métodos mais efetivos, a educação será quase totalmente dedicada à tarefa de estabelecer e manter uma melhor forma de vida." (Skinner, 1978, p.148)
"Os homens são felizes em um meio ambiente no qual o comportamento ativo, produtivo, e criativo é reforçado de forma efetiva." (Skinner, 1969, p.64)
"A tarefa da educação é desenvolver um repertório de comportamentos que sejam eventualmente reforçados na vida diária e profissional do graduado." (Skinner, 1987, p.28)
"Um enfoque científico do homem oferece possibilidades emocionantes. Não vimos ainda o que o homem pode fazer consigo mesmo." (Skinner, 1971, p.217)
"... as teorias afetam a prática. Uma concepção científica do comportamento humano dita uma prática, a doutrina da liberdade pessoal outra. Confusão na teoria significa confusão na prática." (Skinner, 1994, p.23)
"O comportamento reforçado positivamente é participação ativa na vida livre de tédio e depressão." (Skinner, 1969, p.5)
"Um enfoque científico do homem oferece possibilidades emocionantes. Não vimos ainda o que o homem pode fazer consigo mesmo." (Skinner, 1971, p.217)
"... as teorias afetam a prática. Uma concepção científica do comportamento humano dita uma prática, a doutrina da liberdade pessoal outra. Confusão na teoria significa confusão na prática." (Skinner, 1994, p.23)
"O comportamento reforçado positivamente é participação ativa na vida livre de tédio e depressão." (Skinner, 1969, p.5)
Nenhum comentário:
Postar um comentário