Saúde Mental

Pesquisar este blog

Frases

"Quando ha paz, a pessoa não importa o que tormenta, tudo é motivo de contornar e viver em alegria. Alessandro

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Estresse e a vida moderna

Talvez o ambiente do trabalho tenha se modificado e acompanhado o avanço das tecnologias com mais velocidade do que a capacidade de adaptação dos trabalhadores. Os profissionais vivem hoje sob contínua tensão, não só no ambiente de trabalho, como também na vida em geral. 
Há, portanto, uma ampla área da vida moderna onde se misturam os estressores do trabalho e da vida cotidiana. A pessoa, além das habituais responsabilidades ocupacionais, da alta competitividade exigida pelas empresas, das necessidades de aprendizado constante, tem que lidar com os estressores normais da vida em sociedade, tais como a segurança social, a manutenção da família, as exigências culturais, etc. É bem possível que todos esses novos desafios supere os limites adaptativos levando ao estresse. 
O estresse pode acarretar em manifestações e sintomas físicos e psíquicos. 
As manifestações físicas mais freqüentes são: Dores de cabeça, indigestão, dores musculares, insônia, indigestão, Taquicardia (palpitações) , alergias, insônia, queda de cabelo, mudança de apetite, gastrite, dermatoses, esgotamento físico (cansaço exagerado), enquanto que as manifestações psíquicas mais freqüentes são: Apatia, memória fraca, tiques nervosos, isolamento e introspecção, sentimentos de perseguição, desmotivação, autoritarismo, irritabilidade, emotividade acentuada, Ansiedade. 
Algumas modificações no estilo de vida podem ajudar no gerenciamento do estresse. 
AlimentaçãoDurante o processo de estresse, o organismo perde muitas vitaminas e nutrientes, portanto para repor essa perda é recomendado comer muitas verduras e frutas, pois são ricas em vitaminas e minerais.
Atividade FísicaQualquer atividade física proporciona benefícios ao organismo, melhorando as funções cardiovasculares e respiratórias, queimando calorias, ajudando no condicionamento físico e induzindo a produção de substâncias com caráter relaxante eAnalgésico, como a endorfina
Lazer: Passeie, viaje, saia com os amigos, tenha um hobby. Qualquer atividade que você faça sem obrigação e que lhe traga prazer, sensação de bem estar
Relaxamento: Quando relaxamos, o nosso corpo e mente tem a chance de se livrarem das tensões acumuladas, de se prepararem para novos desafios. Não há formula mágica para relaxarmos. Alguns gostam de música, outros de bate papo, outros de TV. O que importa é você se desligar dos problemas por alguns minutos.
Estabilidade emocional: Tente pensar de modo positivo, vendo o lado bom das coisas. Se algo o incomoda, tente falar sobre o assunto. Se alguém o magoar, converse com a pessoa de modo calmo sobre seus sentimentos. 
Silvia Maria Ribeiro Oyama Enfermeira Mestre em promoção da Saúde (EEUSP)Doutoranda (EEUSP)silviaoyama@usp.br
Fontes: psiqweb: psiquiatria geral:
http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=27

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.